terça-feira, 1 de setembro de 2009

Glândula timo e partidos políticos

No meio do peito, atrás do esterno e colada ao coração, bem no local onde apontamos quando falamos "eu", existe uma glândula de importância vital para os seres humanos: a glândula timo. Nome de origem grega, thymus significa energia vital. A glândula era até pouco tempo negligenciada pela medicina, e desconhecida de muitos, e tem características de crescer quando estamos contentes, e murchar quando estressados, e mais ainda quando adoecemos. Por sempre ter sido estudada em autópsias era encontrada em tamanho bem diminuto, fazendo a medicina de décadas passadas supor que a glândula atrofiava na adolescência.

Mas por entre tantas funções, quero destacar aqui uma em especial: a glândula timo é responsável pelo registro genético de nossas células, sendo um dos pilares de nosso sistema imunológico. É nela que se produz a "célula T", uma célula que ao passar pelo timo recebe nosso registro de identidade genética. De posse desse registro, a "célula T" assume a missão de identificar "corpos estranhos" no organismo, invasores, vírus, etc. Então, ao encontrá-los, argui-los e, se for o caso, acionar os mecanismos de defesa do organismo contra aquele invasor.

Acontece que, mais importante é o fato de ser a célula T responsável por nossa, digamos que, "evolução" biológica. Ao que pese o viés biologicista, não muito a mim peculiar, o exemplo aqui é salutar, pois, o que vem a ser um "corpo estranho", um "invasor" em um sistema, senão algo que nos força a mudanças?

Imaginem vocês agora um diálogo entre uma célula T e um "invasor". A célula T, de posse da identidade genética do indivíduo, diz: "Auto, quem é você? Você não é um dos nossos! Retire-se ou chamarei os leucócitos". Eis que "o invasor" responde: "Calma companheira! Não sou um simples invasor. Sou um mensageiro. E vim lhes dizer que o mundo lá fora é diferente. Se vocês não se adaptarem, morrerão".

Pronto! Está posta a evolução biológica do ser humano - um simples caso de adaptabilidade ao meio. A verdade é que não são [só] os "mais fortes que sobrevivem", mas sim os "mais aptos". Adaptar-se é a regra número um dos seres humanos.

Escrevo isto ao acabar de rever um programa televisivo da ManagemenTV sobre a empresa de consultoria Thymus Branding, consultoria estratégica, e também empolgado com a leitura do livro recém adquirido "A Estratégia de Barack Obama", em que os autores detalham pontos da estratégia vitoriosa de Campanha Eleitoral à presidência de Obama. E ao ler e ter contato com este tipo de material, cada vez tenho mais a convicção de que a política está mudando. Aliás, já mudou! A eleição de Obama é marco divisor. Isto é fato! Política é algo profissional, cada vez mais profissional. A cada dia que passa tem um livro novo a ser lido, uma análise a ser feita, uma estratégia a ser lançada, metas, planejamento, internet, interatividade, webTV, etc. Tudo, exatamente tudo em política esta sendo profissionalizado. A política velha está cheia de "corpos estranhos". Quem não se adaptar, ficará para trás.

Penso então que, é chegada a hora dos partidos políticos, e demais instituições políticas, colocarem sua glândula timo pra funcionar, e reconhcerem como o "meio externo" mudou, como a sociedade mudou - para mudarem junto, adaptarem-se, tornarem-se definitivamente "aptos", pois que "só os mais aptos sobrevivem".

Abraços,
D.

escrever comentário!